Sindicato convoca comissários para assembleia no dia 31
O Sindicato participou de duas audiências no Senado, na última semana, nas quais apresentou denúncias e expôs os problemas enfrentados pelos aeronautas.
Nas audiências, o SNA esclareceu os riscos criados com a norma da Anac que reduziu o número de comissários a bordo e defendeu a presença do 4º comissário como essencial à segurança de voo para tripulantes e passageiros.
Como desdobramento dessas reuniões, a direção do SNA participará, no dia 31, de audiência com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, para discutir a norma RBAC 121, que reduziu o número de comissários a bordo.
A entidade convoca todos os comissários do país para assembleia extraordinária,
às 13 horas, no dia 31 de maio,
na sede no Rio
Av. Franklin Roosevelt, 194 - 8º andar - sala 803
Rio de Janeiro/Centro RJ
Telefone: (21) 2532-1163subsede em São Paulo e
Av. Washington Luiz, 6817 - 1º andar - sala 101
São Paulo/Santo Amaro SP
Telefone: (11) 5531-0318representação em Brasília
SRTVS quadra 701, conjunto E, bloco 24 - sala 102
Brasília/Srtvs DF
Telefone: (61) 3321-5497O objetivo da assembleia é acompanhar, em vigília, essa reunião e discutir coletivamente as próximas ações do movimento em defesa da profissão.
Para saber mais sobre a luta do SNA e dos aeronautas pela reversão do RBAC 121, veja as matérias abaixo:A Diretoria
Sindicalize-se! | Quem Somos | Blogs do SNA | Documentos | Denúncias | Contatos
Informes& Comunicados | Dia a Dia | AeroClipping
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Sindicato convoca comissários para assembleia no dia 31
quarta-feira, 9 de maio de 2012
VRG/Gol vai analisar interpretação da cláusula 9 da CCT
VRG/Gol vai analisar interpretação da cláusula 9 da CCT
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foi convidado pela VRG/Gol para uma reunião na última terça-feira (8/5). O objetivo foi discutir a interpretação da cláusula 9 da Convenção Coletiva de Trabalho. A VRG/Gol considerou o tempo na função, e não o tempo de empresa (de casa), em várias das demissões realizadas recentemente.
O Sindicato já havia alertado a empresa sobre esse equívoco na interpretação da cláusula e solicitado a reintegração dos trabalhadores cujas demissões se deram descumprindo a CCT.
A interpretação correta da Convenção é uma defesa histórica do SNA, pois significa o cumprimento dos direitos conquistados pela categoria ao longo de décadas de luta.
Os representantes dos setores Jurídico e Recursos Humanos da VRG/Gol comprometeram-se a analisar mais uma vez o tema, em um prazo de 10 dias, e então contatar o Sindicato.
Durante esse período, a companhia informou que não irá demitir aeronautas.
A direção do SNA está à disposição dos trabalhadores para debater esse tema após a assembleia de comissários que acontece nesta quinta-feira (10/5).
Veja abaixo a cláusula na íntegra:09 – NORMAS EM CASO DE NECESSIDADE DE REDUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
Se houver necessidade de redução da força de trabalho, as demissões ocorrerão por função,
observados os seguintes critérios:
O aeronauta que manifestar, sem perda de seus direitos, interesse em deixar o emprego, se o custo for aceitável pela empresa;
Os que estiverem em processo de admissão ou estágio inicial na empresa;
Os aposentados com complementação ou suplementação salarial proveniente de qualquer origem e os que estiverem na reserva remunerada, respeitada a ordem decrescente de antigüidade na empresa;
Os aposentáveis com complementação ou suplementação salarial integral, respeitada a ordem decrescente de antigüidade na empresa;
Os de menor antiguidade na empresa.
Para entender melhor:
Os aposentados pelo Aerus/Aeros, por não receberem na integralidade seus benefícios, não estão enquadrados nos itens "c" e "d" da cláusula 9. Aposentados somente pelo INSS também não, pois não recebem complementação nem suplementação salarial. Segundo informações da VRG/Gol, nenhum de seus funcionários enquadra-se nesses itens da cláusula.
Antiguidade é o tempo de empresa do trabalhador, a contar da admissão. Já senioridade é o tempo na função. Ou seja, apenas a antiguidade conta num processo de redução de força de trabalho.
A Diretoria
Sindicalize-se! | Quem Somos | Blogs do SNA | Documentos | Denúncias | Contatos
Informes& Comunicados | Dia a Dia | AeroClipping
Novo convênio do SNA amplia vagas em Cumbica
Novo convênio do SNA amplia vagas em Cumbica
O O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) firmou convênio com o estacionamento Unipare, próximo ao aeroporto de Guarulhos.
O convênio garante aos associados do SNA um valor diferenciado (mais atrativo) na mensalidade do estacionamento, que fica na Rua Jamil João Zarif, nº 689.
O convênio também oferece translado do estacionamento até o aeroporto, com van, em uma rota exclusiva bem mais curta.
Para utilizar o convênio, o associado deve contatar a subsede São Paulo do Sindicato, pelos fones (11) 5535-6850 e 5531-6228.
Veja no link mais informações sobre o estacionamento: www.unipareaeroporto.com.br.A Diretoria
Sindicalize-se! | Quem Somos | Blogs do SNA | Documentos | Denúncias | Contatos
Informes& Comunicados | Dia a Dia | AeroClipping
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Azul deve acolher tripulantes demitidos da Gol
04/05 - 17:06
Azul deve acolher tripulantes demitidos da Gol
Por: Rafael Massadar
O Mercado & Eventos foi informado através de colaboradores da Azul Linhas Aéreas Brasileiras que a empresa se manifestou favorável a "abrigar" os tripulantes demitidos pela Gol Linhas Aéreas Inteligentes no começo do mês de abril. A informação teria vazado do Sindicato Nacional do Aeronautas (SNA) após uma breve negociação entre as companhias.
Durante a reunião realizada no dia 30 de abril entre a chefia de comissários da Azul e Gol, ficou estabelecido que a segunda iria mandar uma listagem com os nomes, e-mails e telefones dos tripulantes demitidos. De acordo com o SNA, a Gol já havia enviado os contatos a chefia da Azul e a mesma entraria em contato com os tripulantes e futuros candidatos, ainda na primeira semana de maio.
Através da sua assessoria de comunicação, a Azul esquivou-se informando que tais candidatos terão que fazer a sua parte, tendo que passar por avaliações. "A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem contratado profissionais do mercado e não de uma empresa específica. Com o constante crescimento interno, a companhia vem contratando profissionais de várias procedências, baseado em sua experiência e perfil. Todos os tripulantes da Azul passam por treinamentos internos antes de iniciar suas funções".
O SNA, em seu informativo manisfestou agradecimentos as duas companhias pela atitude tomada, prestando um suporte a todos os prejudicados na demissão e não tirando a esperança de muitos profissionais.
Comissários reunem-se em assembleia nesta quinta
Comissários reúne-se em assembleia nesta quinta
Medida da Anac que reduz número de comissários começa a ser aplicada a partir desta segunda-feira (7/5)
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convoca os comissários de todas as empresas aéreas para assembleia geral extraordinária, na próxima quinta-feira (10/5), na sede do SNA no Rio de Janeiro, na subsede em São Paulo e na representação em Brasília, às 14 horas em primeira chamada e às 14h30min em segunda e última chamada. O objetivo é debater a sobrecarga de trabalho e o riscos à segurança que a medida da Anac, autorizando as aéreas a operarem com um comissário a menos em aeronaves com até 150 passageiros, pode gerar. A VRG/Gol anunciou na última sexta-feira, em comunicado, que irá aplicar essa redução a partir de segunda-feira (7/5).
Em 1999, o Departamento de Aviação Civil (DAC) editou uma portaria semelhante, reduzindo o número mínimo de comissários a bordo nas aeronaves Boing 737-300, a pedido da Varig, mas a mudança foi revertida após intensa mobilização dos aeronautas em todo o país liderada pelo Sindicato. Em março de 2010, no entanto, atendendo a pedido da Embraer, a Agîencia Nacional de Aviação Civil (Anac) alterou a norma, permitindo novamente a redução do número mínimo de comissários nos aviões com até 150 passageiros.
Antes mesmo da mudança, o SNA começou uma luta para impedi-la, e seguiu num esforço para reverter a medida desde então, tanto junto à Agência, quanto ao Judiciário e Congresso Nacional. As chances de reverter a medida, contudo, dependem de uma mobilização massiva de comissários em todo o país, a fim de sensibilizar governo e opinião pública sobre os prejuízos e riscos causados com essa medida.
A segurança operacional está sendo gravemente prejudicada com essa medida e com a adesão das companhias, que para reduzir custos estão colocando em risco a vida de tripulantes e passageiros.
O SNA conta com a presença de todos os comissários e comissárias nestas assembleias, para que seja possível organizar um amplo movimento em defesa da nossa profissão.
Participe!.A Diretoria
Sindicalize-se! | Quem Somos | Blogs do SNA | Documentos | Denúncias | Contatos
Informes& Comunicados | Dia a Dia | AeroClipping


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foi convidado pela VRG/Gol para uma reunião na última terça-feira (8/5). O objetivo foi discutir a interpretação da cláusula 9 da Convenção Coletiva de Trabalho. A VRG/Gol considerou o tempo na função, e não o tempo de empresa (de casa), em várias das demissões realizadas recentemente.